Inevitável na cozinha, se você não tem uma árvore à mão, você tem que comprá-la do agricultor, da quitanda ou no supermercado. Estamos falando do limão, o cítrico amarelo e espumante, útil para muitos preparos na cozinha e indispensável em casa. Quer tê-lo sempre fresco? Então vamos ver como cultivar uma planta de limão em vasos, colocá-la na varanda, usá-la, mas também admirá-la.
Sobre o limão
O limoeiro (citrus limon) é um perene indiano, cultivado especialmente na Sicília. Sensível ao frio e ao vento, é necessário em nossas áreas cultivá-lo especialmente em vasos, para protegê-lo de ventos frios e geadas.
Como cultivar limão
A melhor época para plantar limão, ou colocá-lo em vasos, é no início da primavera, quando as temperaturas começam a se estabilizar. O solo deve ser macio e poroso, à prova de estagnação, até porque muitas vezes será regado. No fundo da panela é aconselhável colocar alguns centímetros de argila expandida, para absorver água e evitar podridão.
Repotagem
O repotamento do limão deve ser realizado a cada 2 anos e colocado em um recipiente maior. Se você semear, você tem que começar a partir de um vaso com um diâmetro de 30-40cm.
Cuidado
Quem começou a semear, vai ter que molhar o solo até que ele brote. Só então ele pode adicionar fertilizante. Quando a planta atinge 20 cm, ela pode ser replantada em um recipiente maior.
Quem já comprou um limoeiro, só terá que garantir os cuidados corretos, de forma contínua e mais intensa na irrigação no verão. O solo deve estar sempre úmido.
Poda
Deve ser realizada no inverno, eliminando folhas secas e danificadas.
Fecundação
O limão deve ser fertilizado duas vezes por ano.