Quer tentar criar uma horta? Em seguida, arme-se com luvas de trabalho, pá e ancinho, porque o trabalho a ser feito é longo: do preparo do solo ao adubo, da semeadura à colheita final, seus esforços serão recompensados pelos vegetais que você traz para a mesa!

Você também foi conquistado por produtos alimentícios no km 0. Então você decidiu fazer o seu próprio um pequeno terreno e esculpir uma horta para poder ver seus legumes crescerem, para poder coletá-los e trazer seus produtos para a mesa. Por onde começar? O primeiro passo é dedicado ao preparo do solo (e talvez seja o mais cansativo!). Você precisa de luvas de trabalho para evitar bolhas nas mãos, uma pá, um ancinho, uma picareta, uma pá e fertilizante.

Se você é iniciante, não tenha medo. Siga as orientações passo a passo e talvez peça conselhos a alguém mais experiente do que você, ou leia alguns livros sobre o assunto. E lembre-se que você só aprende fazendo, então não se preocupe em cometer tantos erros, principalmente no início. Se você é um profissional de horticultura, talvez ainda haja algum truque que lhe escape ou algumas plantas que você ainda não ousou cultivar. Este pode ser o momento certo.

Como fazer uma horta do zero

Preparo do solo

Ao contrário do que se possa pensar, o solo deve ser preparado no início do inverno. A terra, de fato, deve ser movida, fertilizada e deve descansar antes de semear na primavera.
Neste momento é hora de arregaçar as mangas. Primeiro você tem que cavar o chão, virar sobre a terra onde você vai fazer o seu jardim e eliminar as raízes de ervas daninhas e ervas daninhas. Remova também o máximo de pedras que puder, para que trabalhar o solo mais tarde seja mais fácil.
Alimente o solo com adubo: o melhor é o equino, mas também é o mais caro; Caso contrário, use adubo, perfeito para adubação, pois torna o solo muito friável.
Pique os torrões maiores, ajudando-o com a picareta e o ancinho, e por fim misture bem com o adubo adicionado ao solo. No final, a superfície do solo terá de ser o mais uniforme e nivelada possível.

Antes da semeadura

Os esforços não terminaram aqui. O terreno do jardim deve ser trabalhado novamente pouco antes da semeadura. Ervas daninhas e ervas daninhas devem ser removidas se ainda presentes, assim como pedras de grande e médio porte devem ser eliminadas.
Trabalhe o solo até que esteja esfarelado e bem nivelado. Neste momento você pode organizar sua horta. Pense em quais produtos você vai querer cultivar e divida a terra em áreas de diferentes tamanhos; Mudas e sementes devem ser colocadas em sulcos espaçados e feitos transversalmente em relação à encosta que acompanhará o fluxo da água. Como você decide a distância dos sulcos? Simplesmente imaginando quais vegetais você vai cultivar e quanto será a maior parte das plantas cultivadas pouco antes da colheita.
Outro aspecto importante é como colocar as mudas nos sulcos: se forem produtos de primavera ou verão, deve-se inserir as mudas nos sulcos, para evitar dispersão de água; Para produtos de inverno, em vez disso, você tem que colocá-los no topo das montanhas de terra que você terá preparado nos sulcos, isso para evitar a possível estagnação da água.

O que crescer

Há hortaliças que são fáceis de cultivar e outras que são mais desafiadoras. Se você é um iniciante com pá e ancinho, é melhor se concentrar nos mais simples.
O tomate é um deles. Necessita de boa exposição solar e acidez do solo entre pH6 e pH7. Cavar um buraco para cada semente e espaçar os furos feitos por pelo menos 30 cm. É uma planta trepadeira, então obtenha uma estrutura que suporte seu crescimento.

A abobrinha deve ser semeada na primavera, no período de março a maio. Coloque duas ou três sementes para cada buraco e espalhe os orifícios entre eles por pelo menos um metro. A abobrinha precisa de muita água, então regue todos os dias e em algumas semanas você verá os primeiros brotos!

Não consigo pensar em uma horta sem cenoura. Na Ohga já explicamos  como cultivar cenoura. É preciso semeá-los no período de janeiro a outubro. Também neste caso faça furos bem espaçados onde você colocará um par de sementes para cada buraco. Tome cuidado para que o solo esteja sempre úmido, regue conforme a necessidade, principalmente quando as plantas ainda estão na fase de crescimento.

A alface dará um toque ornamental ao seu jardim: suas folhas, de fato, são muito bonitas, largas e verdes brilhantes, ou para algumas variedades, tendendo a amareladas a vermelhas. Excelente para salada, rica em ácido fólico e vitamina A, a alface precisa de um solo bem fertilizado. As sementes devem ser plantadas a uma profundidade entre 8 e 16 centímetros e devem ser regadas diariamente.

Rico em ferro e cálcio, o espinafre deve ser cultivado em um solo bem adubado com composto. Regue abundantemente e mantenha distância entre uma muda e outra.

Mas também há muitos outros vegetais à sua disposição. No Ohga, por exemplo, explicamos como cultivar  morangos e como cultivar a laranjeira.

Quando começar

Claro, se você quiser começar a fazer uma horta do zero, a melhor época é sempre os meses de primavera e verão. O aumento das temperaturas possibilita facilitar o processo de germinação, ou seja, o escape da parte aérea da semente. No entanto, você terá que prestar atenção às épocas de semeadura indicadas para a planta específica que deseja cultivar, pois algumas preferem diferentes estações do ano.