Quer experimentar a hidrocultura, mas não sabe por onde começar? Aqui está o tutorial para você! Cultivar plantas na água é uma prática muito simples, econômica e intuitiva, muito mais do que o cultivo normal. Vamos ver juntos passo a passo como começar a cultivar plantas na água.

A transição da terra para a água é uma passagem delicada, mas se feita corretamente dará grande satisfação. Vamos pegar um pote ou um pote de vidro transparente velho ou até mesmo um pote de mel ou geleia.
Em seguida, pegamos um marcador e, em seguida, expandimos argila ou perlita. Antes de começar, lave bem o pote e a argila. Então com o marcador vamos marcar o nível básico, que é o ponto onde as raízes vão repousar sobre a argila expandida.

Para a escolha das plantas, preferimos plantas jovens, ou com estacas enraizadas na água. Extraímos a planta do vaso e suavemente começamos a remover toda a terra presente ao redor das raízes. Devemos nos certificar de que eles não estão podres ou doentes, porque a muda que vamos imergir na água deve ser saudável.
Em seguida, lave-os em água corrente e coloque-os no frasco. Neste ponto, começamos a inserir a argila expandida entre as raízes sem pressionar, mas sim agitando o frasco suavemente para baixo para fazer com que a argila se posicione corretamente em todos os espaços. Uma vez terminado, batemos na lateral e no fundo do frasco para aderir e organizar mais.

Como regar?

O nível previamente marcado será útil para não afogarmos a planta, dando-lhe muita água. De fato, as raízes na hidrocultura se alimentam da água que recebem devido à capilaridade do aparelho criado.
Quando o nível tiver caído abaixo do nível base, vamos esperar alguns dias antes de nivelar novamente adicionando nova água. Podemos usar um dispensador especial ou uma lata de dar água na boca.
As vantagens que obteremos não serão apenas a reciclagem, mas também a economia e sempre conseguiremos manter o estado das raízes sob controle.

Quando, nos dias seguintes, notarmos a água baixar, poderíamos acrescentar aos poucos, sempre lembrando de não exagerar, caso contrário correríamos o risco de apodrecer as raízes.