Portadora de sorte e prosperidade de acordo com o Feng Shui, a Crassula ovata, ou árvore de jade, é uma planta suculenta fácil de cultivar. Não requer poda, mas apenas regas regulares e exposição a pleno sol.

 

Nativa da África, a Crassula ovata também é conhecida como a árvore de Jade. É uma suculenta, que pertence à família Crassualaceae e ao gênero Crassula, que com toda a probabilidade você já notou. Está, de facto, no mercado na maioria dos viveiros e, em alguns casos, até no departamento de jardinagem de alguns supermercados.

Fácil de cultivar tanto em solo cheio quanto em vasos e, nas condições certas, pode surpreendê-lo com a beleza de sua floração. E não para por aí. Se você fosse cultivar esta suculenta em vasos, coloque-a à direita da entrada principal e da casa, orientada para o norte. Segundo o Feng Shui, aliás, essa é a aposição mais indicada para que a planta traga sorte e prosperidade para a casa e para quem nela mora.

Como cultivar crassula ovata

Características da planta

Crassula ovata tem a aparência de um arbusto com um caule marrom claro, muito ramificado. As folhas são ovais, são muito carnudas e verde-claras, às vezes bordadas com vermelho. Outra característica das folhas da Crassula ovata é que elas contêm uma grande quantidade de água e por isso são sempre muito túrgidas. Mesmo seus caules têm uma consistência carnuda e ramificam-se dando vida a um cabelo arredondado.

Exposição

A Crassula ovata adora luz e calor: por isso aprecia uma posição a pleno sol, ainda melhor se aproximada de uma parede, para que as temperaturas permaneçam altas mesmo à noite. Preste atenção em vez de baixas temperaturas, porque esta suculenta não é capaz de suportar temperaturas abaixo de – 7 ° C.

Floração

floração da Crassula ovata concentra-se entre abril e junho. Suas flores são rosa suave ou brancas, com uma forma de estrela característica e todas agrupadas em cachos no topo dos ramos da planta.

Solo e fertilizantes

O melhor solo para Crassula ovata é uma mistura em partes iguais entre solo vegetal verde e areia. Em solo pleno esta suculenta cresce bem em solos arenosos ou cascalhos, que garantem uma boa drenagem da água. Quanto à adubação, no entanto, durante o período de atividade vegetativa, portanto de maio a novembro, é necessário dar à planta um produto específico para plantas suculentas com quantidades equilibradas de nitrogênio, fósforo e potássio e microelementos importantes para garantir o desenvolvimento da planta.

Rega

A Crassula ovata deve receber água regularmente, sempre que o solo estiver seco na superfície. O ideal é sempre usar água em temperatura ambiente e, de preferência, recuperada da precipitação, depois água da chuva.

Poda

Esta planta é fácil de cultivar (dissemos isso), por isso não requer poda. Basta retirar os galhos e folhas que secam.

Doenças e pragas

Não particularmente propenso a doenças e pragas, no cultivo da Crassulla ovata é necessário prestar atenção à rega e sua exposição. Muita água pode apodrecer o caule, pouca água pode fazer com que as folhas percam a cor. Correntes de ar ou baixas temperaturas podem, em vez disso, fazer com que as folhas caiam e façam com que a planta murche. Por último, mas não menos importante: cuidado com as cochonilhas que devem ser eliminadas com uma bola de algodão embebida em álcool e água.