Como evitar o cacho das folhas de pêssego? É possível curá-la quando ela ocorre? Vamos responder a essas perguntas.

O problema da ondulação da folha de pêssego é onipresente entre todos os produtores de pêssego e nectarina.
Esta doença fúngica pode ter um efeito profundo em todos os aspectos dessas plantas arbóreas, incluindo flores, frutos, folhas e brotos.
Adquirir conhecimento sobre a rosca da folha de pêssego é uma medida inicial essencial para manejar e suprimir essa afecção.
Como identificar a folha de pêssego enrolada
Identificar a rosca das folhas de pêssego é uma tarefa relativamente simples e não requer conhecimento especializado.
Visa apenas pessegueiros e nectarinas, facilitando a distinção de outras doenças arbóreas. Apesar de sua simplicidade, é uma das doenças mais perniciosas que podem assolar seu pêssego.
Normalmente ocorre na primavera, quando as temperaturas são baixas e há chuvas abundantes.
À medida que as novas folhas de pêssego crescem, elas serão excepcionalmente espessas e começarão a se enrolar, eventualmente assumindo uma aparência ondulada.
Além disso, bolhas aparecerão nas folhas, que começam como amarelas ou avermelhadas antes de se tornarem brancas.
Eventualmente, toda a folha pode se transformar em vários tons enquanto desenvolve simultaneamente um revestimento esbranquiçado.
Durante o início do verão, as folhas que antes eram feias pioram na aparência à medida que se transformam em tons mais escuros, diminuem de tamanho e, eventualmente, descascam da árvore.

Ocasionalmente, novas folhagens surgirão após a queda de folhas doentes, mas as árvores afetadas pela doença tendem a ser frágeis e improdutivas. Se um fruto é produzido, ele será deformado e coberto com uma série de imperfeições.
O pessegueiro pode sofrer fraqueza significativa e diminuição na produção de frutos utilizáveis devido a vários anos de doença.
Em alguns casos, a fruta pode cair antes de amadurecer. Embora a árvore possa não necessariamente morrer, você pode querer considerar cortá-la.
Os sinais e sintomas de cachos
Normalmente, os sinais de enrolamento da folha de pêssego se manifestam dentro de duas semanas após a emergência das folhas.
Os sintomas desta condição envolvem o encurvamento das folhas juntamente com uma mudança na cor.
Os tons podem variar de amarelo a roxo, com a descoloração como uma característica comum. Além disso, pode haver a presença de verrugas avermelhadas nas folhas, que podem se deformar.
Nos estágios posteriores, as folhas podem ficar cinzas ou desenvolver uma textura pulverulenta.
É possível que a fruta contraia infecções que se manifestam como crescimentos semelhantes a verrugas. Esses crescimentos fazem com que o fruto aflita e pode até cair prematuramente da fonte.
A curvatura da folha do pêssego não afeta apenas as folhas do pessegueiro, mas também pode ter um impacto em seu novo crescimento.
Os brotos afetados, por exemplo, tendem a ser atrofiados e espessos, enquanto o novo tecido do galho parece inchado e pode eventualmente levar à morte.
O tratamento ideal
Embora o tratamento da verruga da folha de pêssego após o início dos sintomas seja muitas vezes ineficaz, é simples prevenir esta doença.
Para normalmente impedir que as folhas de pêssego se enrolem, aplique uma pulverização de fungicida durante o outono após as folhas terem caído ou pouco antes da brotar da primavera.

Geralmente, um tratamento durante o outono se mostra suficiente. No entanto, áreas sensíveis ao clima úmido podem exigir tratamento extra na primavera.
As infecções tendem a ser mais altas após a precipitação, quando os esporos são levados para os brotos pela chuva.
Para evitar o enrolamento das folhas de pêssego, fungicidas são, portanto, necessários. Surge a pergunta: quais fungicidas são mais eficazes para esse fim?
Os fungicidas mais seguros e poderosos para jardineiros domésticos são os produtos estacionários de cobre. Estes produtos podem ser rotulados como Equivalente de Cobre Metálico (MCE) na embalagem.
A classificação MCE determina a força do fungicida; Quanto maior a pontuação, mais efetivo é o fungicida. Cal, enxofre e sulfato de cobre são as opções menos eficazes.