Você já se perguntou por que o tomate fica preto na ponta? Revelou o arcano. Só antecipamos que não é por falta de água. Aqui está o verdadeiro motivo.

Também terá acontecido a você testemunhar a deterioração da qualidade de um tomate. Você já deve ter visto que esses vegetais costumam ficar pretos na ponta. Por que isso acontece? Não é culpa da falta ou da má rega.
Como cuidar melhor do tomateiro
Impossível não amar o tomate. Seu sabor forte, mas doce, ao mesmo tempo, é apreciado pelos paladares de gourmets de todo o mundo. A Itália está entre as nações que mais produz, importa e exporta para o exterior essas saborosas frutas que são consumidas especialmente no verão.

Se você tem a oportunidade de cultivar um tomateiro em vasos ou no jardim, aconselhamos que o faça: se você seguir algumas dicas você pode desfrutar deste produto de jardim não comestível e saboroso durante toda a temporada de verão.
Mas como cuidar de um tomateiro? Há algumas informações que você deve necessariamente saber. Para fazê-lo crescer bem e ter muitos frutos, você deve:
- regar a planta a cada dois dias;
- enterrá-lo em solo úmido e drenado para que as raízes criem boas raízes;
- expô-lo em uma área muito brilhante;
- podá-lo com frequência, cortando os brotos que saem sob as folhas e o caule;
- Alimente o solo com fertilizantes naturais se notar que sua planta está lutando para crescer.
Você percebe que seu tomateiro não está crescendo da maneira correta não só se produzir poucos frutos, mas especialmente se estes começarem a colorir a ponta de preto. Por que esse fenômeno ocorre? Não, não depende da falta de água.
Por que os tomates ficam pretos na ponta
Você já deve ter notado que nem todos os tomates são iguais. Claro, existem diferentes variedades que definem a forma, cor e sabor da fruta.
Certamente, no entanto, há algo que une todos os tomates, independentemente da variedade: a cor preta que muitas vezes aparece em sua ponta. O que é esse curioso fenômeno? Por que isso acontece? Vamos responder a essas perguntas.

A principal razão pela qual o tomate fica preto na ponta é esta: deficiência de cálcio que é escassa entre os nutrientes do solo. A ausência ou quantidade muito baixa deste nutriente necessário para a frutificação, manifesta-se por necrose na parte inferior do fruto (a ponta, para ser claro) e com uma podridão interna que torna o tomate claramente não comestível.
Estabelecido isso, podemos, portanto, excluir que a cor preta na ponta não depende da falta de água. Pelo menos não totalmente. Temos de fazer uma especificação também a este respeito.
As plantas para crescerem saudáveis e fortes devem absorver o cálcio que está presente em um solo bem fertilizado. Todos os nutrientes que a planta adquire através das raízes que, por sua vez, os absorvem do substrato do solo no qual, entre os vários nutrientes, também se encontra cálcio.
O que acontece se você regar um tomateiro muito ou pouco? Há duas consequências:
- Se você regar demais a planta, suas raízes se afogam e não são capazes de absorver os nutrientes mais importantes, como o cálcio;
- Se você regar a planta muito pouco, as raízes não crescem e não podem absorver nutrientes e, portanto, também cálcio.
Por isso, é mais correto dizer que o tomate fica preto na ponta porque não consegue absorver cálcio como deveria, mas também por irrigação incorreta.
Posso corrigir isso? A resposta é sim. De que maneira? Integrando cálcio no solo. A suplementação pode ocorrer por meio da adubação do solo com suplementos que contenham esse nutriente essencial para a planta, seja utilizando ingredientes naturais.
O leite, por exemplo, que é uma bebida rica em cálcio, pode ajudar a planta a absorver a quantidade certa desse nutriente. Despeje 250 ml de leite em um litro de água e regue o solo e as folhas do tomateiro.
Você também pode usar leite em pó, se preferir. Neste caso, você precisará espalhar uma quantidade generosa sobre o substrato e, em seguida, proceder com a rega da planta.
De acordo com alguns estudos, no entanto, também haveria outras causas responsáveis pela chamada necrose apical, ou seja, o crescimento muito repentino da planta que recebeu integração excessiva de nitrogênio ou má drenagem de água.
A solução para resolver todos esses problemas é, portanto, nutrir o solo com suplementos naturais de cálcio, mas acima de tudo prestar atenção à irrigação: o chamado estresse hídrico deve ser evitado.