Se você tem o hábito de guardar esses 7 alimentos na geladeira, está cometendo um grande erro. Veja por que e o que eles são.

Devido ao grande calor que vivemos nos dias de hoje, os alimentos também estragam com mais facilidade . E então a primeira solução que vem à mente é colocar todos na geladeira. Mas é realmente a coisa certa a fazer? Pode te surpreender, mas se você tem o hábito de guardar esses 7 alimentos na geladeira , está fazendo algo errado . Vamos descobrir o que são.
PRESTE ATENÇÃO NESTES 7 ALIMENTOS NA GELADEIRA: PÃO
Colocar os alimentos na geladeira é uma ação comum que realizamos de boa fé, convencidos de que assim durarão mais e não se deteriorarão. No entanto, para alguns alimentos em particular o frigorífico não é necessário , na verdade corre o risco de deteriorar os nossos alimentos mais cedo do que o esperado.
É o caso, por exemplo, do pão . Colocá-lo na geladeira pode parecer uma boa ideia se pretendemos guardá -lo por vários dias , mas a realidade é que altera o sabor e a textura . Armazená-lo na geladeira , na verdade, acelera a maturação do pão , que assim seca mais cedo e fica mais “ emborrachado ”.

Além disso, o pão tem a capacidade de absorver odores de outros alimentos guardados na geladeira, por isso também pode ter um sabor diferente . Porém, se realmente não podemos deixar de guardar o pão na geladeira, podemos tomar alguns cuidados .
Por exemplo, é mais sensato optar pelo congelamento : cortamos o pão em fatias e colocamos individualmente em sacos para freezer. Nesse momento, basta descongelar e aquecer no forno para saboreá-lo como se tivesse acabado de sair do forno.
Cebola E Alho
Cuidado também com cebola e alho na geladeira. As cebolas , em particular, devem ser preferencialmente armazenadas em local fresco e seco quando inteiras, por exemplo na adega ou na despensa . A temperatura ideal para sua conservação é em torno de 7-13° , e eles não gostam de umidade . Portanto, colocá-los na geladeira não é a melhor solução.
Situação diferente para cebolas cortadas. Neste caso, correm o risco de se deteriorarem mais facilmente . Por este motivo, é aconselhável guardá-los na geladeira , possivelmente em recipiente hermético , para que fiquem o menos expostos ao ar. Dessa forma, você também evitará que o cheiro da cebola cortada se espalhe pela geladeira.
E o alho ? Seus bulbos , assim como a cebola, preferem ser armazenados em ambiente seco, fresco e bem ventilado , como uma despensa . Preste especial atenção à luz solar direta : não é absolutamente recomendado para bulbos de alho inteiros.

Porém, se precisarmos guardar dentes de alho já cortados , a geladeira é a melhor opção para preservar seu frescor . Porém, tal como acontece com a cebola , é aconselhável guardar o alho num recipiente hermético para protegê-lo e evitar que outros alimentos absorvam o seu cheiro .
Podemos guardar os dentes de alho na geladeira em média por até 2 semanas. Porém, deve-se considerar que ficando na geladeira, o sabor do alho muda um pouco, ficando mais delicado.
Evite Estes 7 Alimentos Na Geladeira: Abacate E Batata
O abacate pode ser guardado na geladeira ? Sim, mas depende do nível de maturação em que se encontra quando o armazenamos . Um abacate verde deve ser preferencialmente mantido fora da geladeira até amadurecer completamente. Caso contrário, retardaríamos a sua maturação , o que significaria ter que esperar muito tempo antes de poder consumi-lo .
Um abacate maduro , porém, pode ser guardado na geladeira se quisermos esperar alguns dias antes de consumi-lo. Desta forma, a sua frescura persistirá por mais tempo.
Para melhor guardá-lo na geladeira, seria uma boa ideia embrulhar o abacate em um guardanapo ou saco de papel . Ao fazer isso, o excesso de umidade será absorvido e evitaremos que nosso abacate amadureça muito rapidamente.

O frigorífico também é adequado para um abacate já aberto , que pode ser mantido fresco depois de esfregar limão ou azeite na polpa, para evitar que oxide .
E as batatas ? São vegetais que requerem um método de conservação diferente de outros vegetais. Na verdade, é melhor manter batatas inteiras em um ambiente escuro, fresco e com boa ventilação . Se for colocada na geladeira , o amido contido nas batatas pode se transformar em açúcar mais rapidamente , alterando seu sabor .
Se, devido ao calor, não houver local fresco para guardá-las, podemos optar pela geladeira , mas tome cuidado para não deixar as batatas na geladeira por mais de uma semana.
Tomate E Azeite
Chegamos a um alimento cuja preservação é frequentemente debatida: o tomate . Geralmente, não é recomendado guardar os tomates na geladeira, a menos que eles tenham atingido um alto nível de maturação e queiramos mantê-los por mais alguns dias.
Por que a geladeira não é adequada para tomates ? Principalmente por uma questão de sabor : a temperatura baixa pode alterar a consistência e o sabor dos tomates, tornando-os menos saborosos e pegajosos . Para manter os nossos tomates em perfeitas condições , o ideal é armazená-los à temperatura ambiente , protegendo-os do sol direto.

Porém, se os tomates estiverem realmente muito maduros e precisarmos guardá-los um pouco mais , podemos colocá-los na geladeira . Dica: antes de consumi-los, depois de retirados da geladeira, deixe os tomates aquecerem até a temperatura ambiente . Assim o sabor ficará melhor .
E o azeite ? A geladeira , neste caso, não é absolutamente recomendada : o azeite deve ser mantido fresco e em local escuro . O frio da geladeira, aliás, pode tornar o óleo mais denso e turvo , ou levar à formação de condensação no interior da garrafa, o que comprometeria a qualidade do nosso óleo devido à umidade .
Normalmente, o azeite deve ser armazenado a uma temperatura de 20-25° em um recipiente hermético e longe da luz solar direta.