Às vezes, as orquídeas são pensadas como flores extremamente delicadas que precisam de atenção contínua. Isso é parcialmente verdade, mas por outro lado a orquídea também é uma planta muito forte e resistente. Às vezes, você pode ficar tão doente que acha que não há mais nada para fazer. Justamente nesses casos, em vez de jogá-lo fora, veja como salvar e recuperar uma orquídea moribunda sem flores e com folhas secas.

A orquídea é uma flor que lembra um modelo pronto para um desfile. Sua beleza é guardada de bom grado em casa para valorizar algum ponto da casa. No entanto, a pressa e a distração poderiam causar-lhe algum aborrecimento. Não nos surpreendamos então se a orquídea perde flores, murcha e morre por causa desses erros.

A planta só morre se as flores caírem todas e as folhas ficarem secas, e as raízes comidas pela podridão. Não é um show bonito, mas neste caso não há muito o que fazer.

Por outro lado, se pelo menos uma folha verde sobrar da planta, não a jogamos fora, porque a planta ainda não está morta. Talvez com um pouco de atenção você possa se recuperar.

Em vez de jogá-lo fora, veja como salvar e obter uma orquídea moribunda sem flores e folhas secas de volta

Quando restam apenas uma ou duas folhas da planta, é melhor intervir imediatamente para salvá-la. Que a orquídea em alguma época do ano pode perder todas as flores é um fato completamente normal. Não é normal se além das flores também secar as folhas.

Para recuperar uma planta de orquídea, que tem apenas uma ou duas folhas, procedemos desta forma. Primeiro de tudo vamos libertá-lo do vaso, removendo toda a terra. Agora vamos verificar as  raízes aéreas, que devem estar mortas, mas não todas, se ainda há uma folha verde.

Com tesouras desinfetadas cortamos o que resta das raízes mortas e partes secas, deixando o que resta dos que ainda estão vivos. Após essa limpeza agora preparamos a nova sede da fábrica.

Tomamos um copo de vidro transparente, no qual despejamos 4 partes de água e 1 de peróxido de hidrogênio. Este último serve para garantir um ambiente sem ameaças à planta, mas também para acelerar o nascimento das raízes. A água deve cobrir apenas as raízes, sem tocar nas folhas, caso contrário, elas apodrecem.

Assim, deixamos a muda na água por cerca de 40 dias. Veremos assim que as raízes se recuperaram e talvez novas tenham nascido. As folhas também estão em plena forma.

Repotando a orquídea

Neste momento você tem que colocar a orquídea no vaso. Você pode pegar um vaso novo e terra nova. Coloque terra no fundo e depois coloque a muda, trazendo o nível de terra sob as folhas. Ela é regada e lentamente a orquídea, com o passar dos meses, vai retomando sua vida e sua beleza.