O detergente faça-você-mesmo é uma excelente ideia para economizar e pensar no meio ambiente. Vamos ver como prepará-lo por um ano.

Fazer o seu próprio detergente em casa vai permitir-lhe gastar apenas dez euros por um ano de máquinas de lavar.
Detergente DIY: vantagens
Além de ser comprado no supermercado, o detergente também pode ser feito em casa, com grande economia de custos. Fazer o seu próprio detergente permite-lhe também respeitar o ambiente e a saúde das pessoas que nos são queridas. Muitas vezes, de fato, os detergentes vendidos no supermercado contêm surfactantes ou substâncias químicas que, a longo prazo, podem ter efeitos nocivos para o corpo.
Sem esquecer os efeitos perigosos sobre o meio ambiente. Além disso, o detergente caseiro é hipoalergênico e não contém conservantes.
Foi demonstrado que as famílias francesas, por exemplo, realizam em média 5 lavagens na máquina de lavar por semana , totalizando 220 lavagens por ano. Nessas lavagens são utilizados 26 litros de detergente líquido e 40 quilos de detergente em pó.

Em casa pode produzir todos os detergentes, mesmo aquele para lavar a sua roupa na máquina de lavar. Vejamos como produzi-lo para um ano de lavandaria, utilizando apenas dois ingredientes e gastando menos de dez euros (cerca de 0,35 cêntimos por litro).
Processo de manufatura
Os ingredientes necessários para preparar o detergente líquido que você precisará para um ano de lavanderia são os seguintes:
- Flocos de sabão de Marselha , 60 gramas (custo médio, cerca de 0,40 centavos)
- percarbonato de sódio , 15 gramas (custo médio 0,15 centavos)
- bicarbonato , 30 gramas, (custo médio 0,10 centavos)
- óleo essencial , algumas gotas (cerca de 0,05 centavos).
- 1 litro de água quente
- 1 litro de água fria
Primeiro você precisa aquecer um litro de água. No interior, os flocos de sabão de Marselha devem ser incorporados. Os chips devem ser bem misturados.
Com o fogo desligado, deve-se despejar o percarbonato de sódio e em seguida o bicarbonato. Posteriormente, você pode passar a bater tudo com o auxílio de um liquidificador. O objetivo é tornar o composto o mais homogêneo possível.

Depois disso, a mistura deve ser resfriada e deixada em repouso por cerca de um dia inteiro. Neste ponto, o detergente deve estar bem compacto, mas isso é normal. A próxima etapa é misturar tudo adicionando um litro de água fria . Novamente, o objetivo é tornar a mistura homogênea e suave.
Você vai precisar de potes, os dos clássicos detergentes líquidos previamente enxaguados e secos são bons, mas também garrafas plásticas simples. Se preferir, pode escolher um pote de vidro. Algumas gotas de óleo essencial de sua escolha devem ser adicionadas ao detergente. Será usado para perfumar a roupa. Lavanda e limão são um exemplo disso.
Você vai conseguir, gastando pouco, um detergente líquido capaz de clarear, desinfetar e tirar manchas da sua roupa. Estas propriedades são dadas pelo bicarbonato que é um produto natural e biodegradável. Além disso, também pode atuar como amaciante e desodorante.
O percarbonato de sódio, por outro lado, desinfeta e mancha. O sabonete de Marselha, por outro lado, é um produto biodegradável e antialérgico que limpa suavemente.