Se você está se perguntando como ter plantas exuberantes e cheias de flores, você pode dar uma olhada na sua despensa e descobrir que talvez tenha o ingrediente certo. Um excelente fertilizante natural é o sal Epsom . Pois sim, este mineral representa uma verdadeira panacéia para as plantas.

Graças à sua composição especial , este mineral é capaz de fornecer às plantas todos os nutrientes de que necessitam. Na verdade, o sal Epsom é composto principalmente de sulfato de magnésio e sulfato de potássio . Esses nutrientes são essenciais para o crescimento e desenvolvimento das plantas.
Por que fertilizar plantas com sal Epsom
Mas vamos conhecer suas propriedades mais especificamente. Comecemos dizendo que um dos principais motivos de seu uso é a presença de magnésio. O magnésio ajuda as plantas a absorver melhor os nutrientes do solo e a crescerem mais viçosas .
Também está envolvido na produção do hormônio vegetal chamado auxina , que regula o crescimento das plantas. Adicionar sal Epsom ao solo pode, portanto, estimular a produção de flores e frutos , melhorando assim o rendimento das colheitas.

Além do magnésio, o sulfato de potássio encontrado no sal Epsom é outro nutriente essencial para as plantas. O potássio está envolvido em muitas funções vitais das plantas, incluindo absorção de nutrientes, regulação do equilíbrio hídrico, fotossíntese e resistência a doenças .
Existem vários métodos para usá-lo . A primeira consiste em borrifar 2 colheres de sopa na base da planta e repetir a operação a cada 2 meses . Este método pode ser usado para as seguintes plantas: azáleas e rododendros, rosas, tomates e pimentões e árvores.
O segundo método consiste em misturar 1 ou 2 colheres de sopa de sal Epsom com 4 litros de água cada e regar as plantas com esta solução uma vez por mês. Esta solução também pode ser usada como spray foliar . Este método pode ser aplicado a: rosas, gramados, tomates e plantas domésticas.