Se você tem um manjericão e ele tem flores, não jogue fora, pois você pode usá-los de diferentes maneiras. Mostramos tudo abaixo.

O manjericão é uma das ervas aromáticas mais apreciadas e utilizadas . Seu aroma e sabor são verdadeiramente únicos e quase todo mundo adora. Completa muitos pratos e dá-lhes aquele toque extra que não pode faltar. Justamente por seu tanto uso muitas vezes se decide plantá-lo perto de casa.
Quer tenha uma horta ou uma simples varanda, basta colocar um vaso e começar a cultivar. Assim você o terá sempre à mão e não precisará pedi-lo ao verdureiro. Estará sempre fresco e cuidar dele é muito simples. Tudo que você precisa é de alguns pequenos cuidados e pronto.

O que você não sabe, porém, é que não deve jogar fora flores de manjericão . Na verdade, estes também são comestíveis e você os reconhece porque são semelhantes às espigas de milho, só que são um pouco menores e mais finos. Eles crescem e geralmente são cortados e jogados fora. Agora mostraremos por que você absolutamente não deve jogá-los fora.
Não jogue fora flores de manjericão
Como acabamos de dizer, o manjericão possui espiguetas em cada haste onde estão presentes pequenas flores brancas . Geralmente são cortados quando atingem alguns centímetros. Na verdade, o corte vai permitir que o caule cresça e consequentemente tenha mais folhas de manjericão.
No entanto, você pode cultivar algumas dessas espiguetas até um máximo de 10/15 centímetros para poder usá-las na cozinha e fora dela. Quando atingirem este comprimento pode-se proceder ao corte, mas tome cuidado porque isso não os consome como as folhas, mas deve ser seco primeiro .

Portanto, as espiguetas são comestíveis, mas primeiro devem ser secas. Depois de atingirem um comprimento decente, você pode separá-los do manjericão, que continuará a crescer ainda mais, e pode colocá-los ao sol por várias horas . Tenha cuidado para que não haja vento, caso contrário as espigas voarão.
Depois de secos, demorará cerca de 48 horas, você pode usá-los de diferentes maneiras. No entanto , aconselhamos que coloque esta erva obtida num frasco com tampa para garantir que mantém o seu aroma. Mas vamos ver a seguir como usá-los de uma forma bem simples.
Vinagre de manjericão: veja como
Com as espiguetas secas você pode obter um vinagre com sabor de manjericão simplesmente colocando as espiguetas secas na garrafa. Deixe tudo em infusão por cerca de 7 dias e depois filtre a mistura. Aqui você terá obtido um vinagre de manjericão de uma forma muito simples, sem ir ao supermercado.

Crie uma planta baixa
Com as espiguetas de manjericão também é possível multiplicar o manjericão e cultivar uma nova planta. Neste caso é aconselhável secar as espiguetas diretamente na planta. Assim que estiverem, esfregue-os em solo macio e arenoso. Estes devem estar sempre úmidos e expostos ao sol.
Se fizer esta operação na primavera ou no verão o resultado é garantido. Depois de algumas semanas você verá aparecerem as primeiras folhas e aos poucos a planta começará a crescer. Estas são apenas algumas maneiras de usar o manjericão de forma diferente e você deve pelo menos tentar.