Com sua bela cor verde brilhante, a salsa é um dos ingredientes típicos da culinária mediterrânea: é uma erva aromática capaz de dar sabor a qualquer prato, amplamente explorada também por seus benefícios. Por exemplo, contém um óleo essencial que estimula a secreção de sucos gástricos, promovendo a digestão mesmo após uma grande refeição. Em suma, é realmente um aliado precioso em todas as situações: por que não manter alguns na varanda? Veja como cultivar salsa em vasos, para tê-la sempre disponível, fresca e zero km.
Salsa, características da planta
Entre as muitas ervas aromáticas de que a nossa cozinha é rica, a salsa tem um lugar de honra. Um pequeno tufo é suficiente para dar sabor a qualquer prato e torná-lo especial, dando-lhe não apenas um sabor particular, mas também inúmeras propriedades benéficas – incluindo as digestivas, como vimos. A salsa (Petroselinum crispum) é uma planta bienal pertencente à família Apiacee, que inclui muitos outros ingredientes valiosos, como cominho, cenoura, aipo, salsinha e erva-doce.
Nativa das áreas mediterrâneas, cresce espontaneamente nos bosques e prados: na aparência, tem uma raiz robusta e folhas triangulares com uma borda irregular, enquanto as flores são brancas ou levemente azuis, agrupadas para formar pequenos umbels. O cultivo de salsa não é particularmente exigente, desde que você tome algumas precauções: por exemplo, esta planta teme particularmente o frio e o calor muito intensos, e cresce melhor onde o clima é temperado (na Itália, geralmente, não há problemas).
O lugar ideal para plantá-lo é, portanto, fresco e protegido dos raios diretos do sol (pelo menos durante a temporada de verão), possivelmente em regiões onde os invernos são bastante curtos e nunca muito rigorosos. Quando começar a ficar mais frio, você pode optar por colocar a planta na casa, talvez em um parapeito da janela para fornecer a luz que precisa. Alternativamente, se tiver que deixá-lo na varanda, cubra o solo com folhas secas ou um pouco de palha, a fim de proteger as raízes de baixas temperaturas.
Como plantar salsa
Se você tem uma varanda ou um pequeno terraço, você pode cultivar com segurança sua própria salsa em vasos. Esta é uma planta que se adapta bem mesmo aos espaços mais pequenos, uma vez que não cresce excessivamente. Mas como fazer isso? Primeiro de tudo, você terá que preparar tudo o que você precisa para a semeadura. Pegue um vaso de pelo menos 20 cm de diâmetro (até três mudas pequenas podem crescer ali), escolhendo-o entre os mais altos: as raízes da salsa de fato se desenvolvem em profundidade e precisam de espaço.
Quanto ao solo, esta erva aromática não tem necessidades especiais. Você pode comprar solo para culturas hortícolas, misturando-o com um pouco de areia. Melhor ainda se, no fundo do vaso, colocar uma camada de argila expandida para promover a drenagem correta da água: dessa forma você pode evitar o risco de estagnação da água, uma das primeiras causas de murchamento da planta (quando isso acontece, de fato, é provável que a água tenha apodrecido as raízes).
Depois que a panela estiver preparada, você pode semear sua salsa. Quando fazer? Na verdade não há melhor momento, apenas certifique-se de que as temperaturas nunca caiam abaixo de 14 ° / 15 ° C (mesmo durante a noite): é aconselhável fazê-lo entre março e outubro em regiões quentes, enquanto a janela de tempo é um pouco mais estreita em lugares mais frios. Agora vamos ver como plantar salsa.
Mova a terra um pouco na superfície e espalhe as sementes em espalhamento, para que elas sejam distribuídas uniformemente por todo o solo que você tem disponível. Em seguida, cubra com uma fina camada de terra e molhe-a, em seguida, coloque o vaso à luz do sol. Se quiser acelerar um pouco o processo, deixe as sementes germinarem primeiro dentro de casa, usando técnicas como germinação em algodão ou papel absorvente, e só depois coloque-as no chão, com o mesmo procedimento que acabamos de ver.
Alternativamente, você pode comprar uma muda de salsa já cultivada e transplantá-la para o seu vaso. Neste caso, falamos de plantio: esse procedimento também deve ser realizado quando as temperaturas não caem mais abaixo de 15°C, portanto, geralmente da primavera ao final do outono. Basta cavar um pequeno buraco no chão e organizar a planta, depois recompactar tudo com as mãos. E agora que você plantou salsa, você só tem que esperar os resultados de seus esforços: vamos descobrir alguns truques para cultivar esta planta para que ela cresça luxuriantemente.
Cultivando salsa em vasos: os truques
Cuidar de uma planta de salsa é realmente muito fácil. Após a semeadura, dentro de algumas semanas você verá as primeiras folhas que retribuirão todos os seus sacrifícios. A primeira coisa a fazer, quando a muda atinge 5 cm de altura, é afiná-la: podar os galhos menores, para que os já mais desenvolvidos possam receber mais luz, ar e nutrição. Verifique também se não há secos ou doentes, caso em que elimine-os para não criar problemas para o resto da planta.
Quanto à irrigação, a salsa precisa de água – mas sem exageros. Fique de olho no solo, regando-o antes que esteja completamente seco, caso contrário, você corre o risco de ver sua muda queimar (especialmente no verão). No entanto, tenha cuidado para não dar muita água, porque você pode formar estagnações perigosas para as raízes. O primeiro sinal que permite notar o excesso de água é o amarelamento das folhas de salsa, absolutamente não deve ser subestimado.
Durante o crescimento da planta, poda periodicamente os galhos mais fracos ou doentes, de modo a tornar os restantes ainda mais robustos e produtivos. Por fim, o momento mais bonito (e mais esperado): a colheita. Quando isso pode ser feito? Geralmente, a planta está pronta para atingir 15-20 cm de altura. Se precisar apenas de algumas folhas, corte-as com tesoura, se necessário. Alternativamente, você pode cortar uma cabeça de caules, tomando cuidado a partir de alguns centímetros acima da base da planta, para garantir que ela se regenere na estação seguinte.