Junto com lâmpadas, vasos, velas e outras peças de design,  geralmente também usamos plantas de casa para decorar nossa casa. Entre eles encontramos os tipos “todas as folhas”, perfeitos para recriar uma atmosfera tropical relaxante, e os tipos floridos, que nos dão uma obra de arte 3D.

A lista desta última vê a orquídea brilhar em primeiro lugar, por causa de sua beleza única e sua difusão. Na verdade, todo mundo quer, todo mundo procura e finalmente coloca naquele canto que não tinha um ornamento.

Apesar disso, verde ou não, cultivá-las não seria um passeio no parque, pois as orquídeas teriam um manual de cuidados realmente rico em indicações e preferências. Nesse período, por exemplo, elas podem ter perdido todas as flores que necessitam de cuidadosas manutenções para a retomada e refloração vegetativa.

Por isso, portanto, não seria particularmente difícil vê-los murchar, apodrecer e secar. Seu destino pode parecer já escrito, mas, graças ao truque que descobriremos no artigo de hoje, a morte ainda pode ser uma fase distante.

Para salvar uma orquídea podre, seca ou sem raízes e fazê-la retomar rapidamente seria suficiente este truque sem custo

Se a vida de nossa orquídea nos pareceu pendurada por um fio, não devemos jogar a toalha imediatamente. Na verdade, poderíamos tentar ressuscitá-lo com um truque ideal quando ele tem raízes totalmente podres ou secas ou quando está mesmo sem raízes.

Tudo o que precisamos seria de uma garrafa de plástico vazia, como água, juntamente com:

  • tesoura;
  • meio copo de vinagre de maçã;
  • água a gosto

Procedimento

A primeira coisa a fazer seria tirar nossa orquídea do pote e privá-la do solo. Então, onde eles estavam presentes, deveríamos cortar todas as raízes secas ou podres. Dessa forma, um pequeno pedaço de caule deve permanecer sob as folhas.

Justamente por isso devemos pulverizá-lo com uma mistura de água e vinagre de maçã, considerado um bom hormônio de enraizamento, ideal para desenvolver rapidamente novas raízes.

Uma vez concluída esta operação, passamos para a garrafa que devemos transformar em um frasco umidificador. Isso, junto com a água, seria capaz de gerar umidade ao redor da planta, considerada um elemento natural fundamental para o nascimento de novas raízes e recuperação total.

Para isso, corte o gargalo do frasco com tesoura, retire a tampa e insira-a, sem virá-la de cabeça para baixo, dentro da garrafa. Sempre dentro da garrafa colocamos a orquídea, tomando cuidado para não quebrar as folhas e certificando-se de que o caule pequeno abriga dentro da abertura onde a tampa é parafusada.

Por fim, despeje água tomando cuidado para não molhar a gola da planta e parar logo abaixo do caule. Então, para salvar uma orquídea podre, seca ou sem raízes e trazê-la de volta à vida, tentamos esta brecha barata e acessível para qualquer pessoa.