Gerânios são plantas que precisam de muito sol , então se você tiver algumas mudas, deve colocá-las em um local onde recebam muita luz externa . São plantas que resistem muito bem ao calor e suportam temperaturas acima de 30ºC. No verão coloque as plantas ao ar livre para que recebam luz direta, aliás o gerânio é uma das melhores plantas para varandas e terraços. No inverno, coloque o gerânio dentro de casa, próximo a uma janela onde o sol brilha. Não é uma planta que precisa de muita água, então você pode colocá-la perto de um radiador sem que seja afetada.
Para fazer os gerânios florescerem , é necessário dar-lhes pelo menos 6 horas de luz por dia. Se o seu gerânio não estiver florescendo, verifique se não está em um local com muita sombra.
Como regar um gerânio: truques para evitar que apodreça!
Tenha cuidado ao regar gerânios. Os cuidados com esta planta variam muito do inverno para o verão, e na hora de regar não foge à regra. Na estação quente você terá que regar o gerânio 2 ou 3 vezes por semana , enquanto no inverno uma vez por semana será mais que suficiente.
Na verdade, se você mora em um ambiente úmido, deve verificar a umidade do solo para saber quando regá-lo. Há momentos em que regar abundantemente a cada 15 dias é suficiente. Se o seu gerânio não estiver florescendo, é porque você o está regando demais. Tente espaçar as regas , dando-lhes bastante água de cada vez , mas com menos frequência.
Cuidar das folhas de gerânio também é complicado. A água caindo diretamente sobre suas folhas e flores faz com que apodreçam. Observe atentamente quando chover para que a chuva não molhe diretamente seus gerânios. Da mesma forma, ao regá-los, certifique-se de que a água vá diretamente para o solo, sem tocar nas folhas ou flores do gerânio.
Como podar um gerânio para uma floração bonita e abundante
A poda do gerânio deve ser feita de forma consistente. Tal como acontece com a maioria das plantas, folhas e flores murchas impedem o florescimento de novas. Mas como já dissemos, as folhas desta planta são delicadas, por isso requerem cuidados constantes. Remova quaisquer pedaços amarelos ou secos assim que os vir do solo e do próprio caule. Também é aconselhável cortar as pontas dos caules secos , para melhorar a circulação do ar na planta e fazer os gerânios voltarem a florescer.
Se você podar seu gerânio com cuidado no inverno, você o ajudará a resistir melhor ao frio (menos folhas murchas) e o deixará pronto para florescer assim que as temperaturas subirem na primavera. Quando o inverno acabar, poda o gerânio por baixo para que novas flores cresçam a partir daí.
Lembre-se que a época de floração do gerânio vai de maio a setembro, então se quiser separar uma muda para criar novas plantas, a melhor época para fazer isso é entre fevereiro e março ou entre agosto e outubro.
Como combater pragas no gerânio: use um bom fertilizante
Os gerânios são plantas vulneráveis a parasitas. Tome cuidado especial com a borboleta gerânio , verificando regularmente se há buracos nos galhos do gerânio. Verifique também as folhas quanto à possível presença de fungos e trate-as rapidamente assim que perceber que a planta foi atacada. Não se assuste se perceber que seu gerânio de repente ficou com folhas amarelas : é por falta de ferro .
Você pode resolver esse problema colocando pedaços de casca de ovo ao redor da planta. O ovo contém muitos minerais que irão fortalecê-lo. Se os fungos não desaparecerem da planta, experimente dar ao seu gerânio um suplemento de ferro que é vendido em lojas especializadas.
Como os gerânios são plantas delicadas (especialmente quando se trata de água e parasitas), é uma boa ideia usar fertilizantes regularmente . Existem muitos tipos de fertilizantes – experimente usar um que lhes dê força e os ajude a resistir às pragas. Consulte uma loja especializada e aplique fertilizante em seu gerânio uma vez a cada 15 dias .