Para cultivar pothos fortes e exuberantes basta seguir alguns conselhos, principalmente na rega.

Pothos

Enriquecer o seu jardim ou os cômodos da sua casa com flores e plantas é, sem dúvida, a melhor escolha para dar cor e brilho aos ambientes que vivemos todos os dias. Especialmente neste período em que a natureza explode em toda a sua beleza muitos voltam a encher seus espaços de amigos verdes, deixando sem palavras todos aqueles que têm a sorte de admirar este show. Entre as muitas plantas que são frequentemente encontradas no jardim ou em casa há os pothos, um perene e escalada muito apreciado e muitas vezes usado para melhorar quartos e terraços.

Como cultivar pothos: as melhores dicas

Esta planta, nativa da Tailândia e das Ilhas Salomão, no entanto, precisa de muito cuidado e cuidados adequados se você quiser vê-la crescer  forte e exuberante. Para começar, você deve evitar expor os pothos ao sol direto. O conselho é colocar uma cortina em frente à janela ou garantir aos pothos os raios solares nas primeiras horas da manhã ou no final da tarde.

Pothos

Você também tem que prestar muita atenção à temperatura dentro da sala onde o pothos está localizado. Nunca deve ser muito quente ou muito frio: o ideal é mantê-lo entre 15 e 25 graus. Outra dica muito importante é usar um tutor de almíscar para as plantas, para que os pothos possam aproveitar uma base sólida para escalar.

Dito isso, deve-se levar em conta que o pothos precisa de um substrato para plantas tropicais, capaz de reter água sem criar problemas radiculares. O melhor substrato é aquele composto por húmus de minhoca, perlita, pedra-pomes e casca de pinus.

Esse tipo de substrato permite reter água no solo quando vamos regar a planta. As raízes permanecem sempre úmidas, sem formação de poças d’água.

Antes também falamos sobre a temperatura ambiente certa para garantir aos pothos. Isso não é tudo, porque essa planta também precisa de nebulização adequada (pode ser suficiente até uma vez por semana), de modo a garantir o nível certo de umidade. Por que pulverizar?

Apenas a névoa certa

Dessa forma, a planta recebe uma névoa e não as gotas de água que poderiam criar alguns problemas para as folhas menores. Com a rega correta as raízes da planta podem respirar sem sufocar, por isso você deve sempre prestar muita atenção a esse aspecto. O mesmo vale para a adubação, outro processo a ser realizado com ótimos critérios.

Cultivo de pothos

Para uma irrigação adequada é necessário garantir umidade, principalmente nas bordas do vaso, já que as raízes tendem a se desenvolver para fora. Desta forma, em pouco tempo veremos os pothos crescerem luxuriantemente.

Quando notamos que a planta está crescendo corretamente, também podemos enrolá-la ao redor do tutor de almíscar, de modo a garantir a base sólida para crescer forte. Seguindo todas essas indicações, o crescimento de seus pothos irá surpreendê-lo e você pode ter uma maravilhosa planta trepadeira em sua casa ou jardim.