Com floração que vai do lilás ao azul, a hortênsia é uma planta muito bonita para crescer até em vaso: talvez você não soubesse, mas suas cores também podem depender da acidez do solo. Não gosta de exposição direta ao sol, mas prefere sombra; requer muita água, mas não a da torneira doméstica, e requer podas em épocas específicas do ano. Vamos ver como fazê-lo crescer nas melhores condições e como cuidar dele.

 

A hortênsia é uma planta que  pode ser cultivada em vaso ou no jardim , colocando-a em local de sombra ou sombra parcial .

Hortênsia (Hydrangea macrophylla) é uma planta ornamental de origem asiática, que prefere sombra e terra rica . Uma planta que não necessita de cuidados especiais: resiste bem ao inverno e na primavera produz uma floração que é uma verdadeira explosão de cores. A hortênsia (Hydrangea macrophylla) é uma planta ornamental de origem asiática, que prefere sombra e solo rico. Uma planta que não necessita de cuidados especiais: na verdade resiste bem ao inverno e, na primavera, produz uma floração que é uma verdadeira explosão de cores.

Na verdade, você deve saber que a hortênsia faz parte das plantas sciaphilous , ou seja, todas aquelas plantas que não gostam de exposição direta ao sol. Portanto, se não tiver um relvado ou uma varanda virada a sul ou a nascente, ainda poderá ter flores garantidas graças a estas plantas (além da hortênsia, da camélia, da astrantia, da campânula, do viburnum e mais das samambaias) que ficam boas até na sombra.

Como cultivar hortênsias

As hortênsias podem ser cultivadas a partir de sementes, cortando ou comprando uma planta no viveiro e plantando-a. Se você já tiver uma, poderá colher as sementes assim que as flores murcharem e as pequenas cápsulas verdes que contêm as sementes estiverem maduras. Em seguida, recolha as cápsulas e deixe-as secar em local fresco e seco por alguns dias.

Quando cultivar hortênsias

A melhor época para plantar hortênsia coincide com o outono , entre outubro e novembro, e a primavera entre março e abril. Se quiser plantar hortênsia a partir de mudas , a melhor época é o outono, melhor ainda se essa operação for feita em outubro.

Solo e rega

Para cultivar hortênsias escolha um solo acidófilo . Lembre-se que a terra deve estar sempre úmida . A hortênsia, mesmo que fique na sombra, necessita de muita água principalmente na hora de florescer, mas preste sempre atenção à água estagnada e à possível presença de calcário, pois sua planta pode morrer. De resto, regue diretamente nas raízes, mesmo duas vezes ao dia durante o verão.

Temperatura e exposição

Como já te expliquei, você deve evitar expor sua hortênsia diretamente ao sol: a planta prefere ser colocada à sombra parcial , com clima fresco e úmido , graças às regas abundantes, e a uma temperatura que deve rondar os 18 graus . . Da mesma forma, preste atenção aos períodos muito frios: durante o inverno é recomendável cobrir o solo realizando a chamada cobertura morta , para que a hortênsia resista até às estações mais adversas.

Como cultivar hortênsias em vasos

Se, no entanto, você decidiu cultivar hortênsias em vasos, saiba que deve ser grande o suficiente para acomodar a planta, para lhe dar espaço suficiente para crescer. Certifique-se de que a panela tenha orifícios de drenagem no fundo para permitir a drenagem do excesso de água. Geralmente é recomendado um diâmetro de vaso de pelo menos 30-40 cm para abrigar uma única planta de hortênsia. Existem algumas variedades de hortênsias  que são mais adequadas para cultivo em vasos :

  • Hortênsia dos Açores
  • hortênsias paniculadas

Como cuidar de hortênsias

O cuidado com esta planta depende muito da variedade específica e das condições ambientais em que ela cresce. É preciso estar atento às necessidades específicas de cada variedade de hortênsia. Um exemplo? Alguns podem exigir mais poda, enquanto outros podem ser mais resistentes ao frio ou à seca.

Rega

Como muitas plantas, as hortênsias também precisam de rega adequada. Mantenha o solo sempre úmido , mas não encharcado. Evite o ressecamento excessivo do solo e também o encharcamento. A irrigação por gotejamento ou a pé é preferível para evitar molhar as folhas e flores, pois pode contribuir para o aparecimento de doenças fúngicas.

Poda

A poda também varia dependendo do tipo de hortênsia que você possui. As hortênsias dos Açores florescem nos ramos do ano anterior, pelo que devem ser podadas após a floração para estimular novos rebentos que florescerão no ano seguinte.

Já as hortênsias paniculadas florescem em galhos novos e podem ser podadas no inverno ou na primavera. Em qualquer caso, lembre-se de retirar galhos secos e danificados em qualquer época do ano.

Poda

Basta podar a hortênsia  duas vezes por ano , a partir de fevereiro , passado o período de geadas e antes da floração primaveril. Para fazer isso da maneira mais correta, é necessário retirar os galhos mais fracos, para desbastar um pouco a planta. Em seguida, corte os caules que deram flores na temporada passada, na metade do comprimento, tomando cuidado para não cortar os novos brotos. Uma segunda poda menos exigente deve ser feita no final da floração, no final de setembro , cortando apenas os ramos maiores e aproveitando as folhas já caídas para cobrir as raízes face à descida das temperaturas.

vaso de hortênsia
Uma hortênsia branca cultivada em um vaso.

Fertilização

O período de fertilização concentra-se na primavera, entre março e abril, e no verão, entre junho e julho, e o objetivo principal de uma boa fertilização é apoiar o florescimento da planta . Como a hortênsia é uma planta que adora particularmente o potássio , será necessário obter um fertilizante para plantas acidófilas ou um fertilizante rico neste mineral.

Floração

Também aqui a floração das hortênsias varia consoante a espécie e a variedade. Geralmente começa na primavera ou no verão, mas pode continuar no outono. Algumas variedades são capazes de produzir flores mesmo no inverno, quando o clima é temperado. Em geral florescem entre a primavera e o verão e suas cores são: branco, rosa, azul, roxo, vermelho, verde ou mesmo multicolorido.

Cultivo de hortênsias em vasos

Se você quiser cultivar uma hortênsia em vaso , compre um de tamanho modesto (com diâmetro de 50-60 cm) e preste sempre muita atenção na quantidade de água que você rega a planta, pois como mencionei acima, a hortênsia requer muita água , mesmo que nunca seja colocado sob luz solar direta. Em seguida, regue à noite ou de manhã cedo . Se puder regar duas vezes ao dia, dividindo a quantidade de água, melhor ainda. Não use água da torneira se já sabe que é dura, ou seja, muito calcária. Para remediar isso, você pode adicionar meia xícara de vinagre e deixar a água descansar por pelo menos um dia.

Como cuidar das hortênsias no inverno

Durante a estação mais fria, proteja a hortênsia das mudanças de temperatura. Enrole a base das plantas com uma camada de cobertura morta ou palha para isolar as raízes do frio. Você também pode cobrir as hortênsias com um tecido protetor ou uma capa de lã para protegê-las do gelo.

Doenças e parasitas

Apesar de ser uma planta geralmente resistente, a hortênsia também pode encontrar alguns problemas, tanto ligados a fatores externos quanto a cuidados inadequados.

Por exemplo, quando a planta é regada com água que contém calcário , as folhas tendem a amarelar : para resolver o problema, pode-se começar a regá-la simplesmente com água da chuva .

Quaisquer doenças fúngicas , indicadas pela presença de pequenas manchas amarelo-esverdeadas nas folhas , podem por sua vez ser causadas por quantidades excessivas ou insuficientes de água. Entre os animais que podem atacar a planta, deve-se temer a cochonilha e as aranhas vermelhas , que podem amarelar as folhas e fazer com que caiam .