Planta exótica nativa da Índia, a manga se adapta bem a todas as latitudes quentes e também pode ser cultivada em vasos, a partir de sua semente. Plantar sementes de manga em vasos é uma operação muito simples que permite apreciar a beleza desta peculiar planta tropical tornando-a a rainha da varanda em casa.
A manga é fácil de plantar e cultivar, mas se o nosso desejo é que dê frutos temos de nos dotar de paciência e espaço. A manga, na verdade, na natureza cresce rapidamente para se tornar uma árvore de até 25 metros de altura que pode produzir frutos matadores de sede e vitamínicos em quantidade, o que em cativeiro só é possível sob certas condições: espaço e enxertia.
Quando plantar semente de manga
As épocas mais indicadas para o plantio da manga são o final da primavera ou, melhor ainda, o início do verão. Esta época do ano é de fato caracterizada por temperaturas amenas e dias mais longos que permitirão que a muda desfrute de um maior número de horas de irradiação solar.
A manga, por outro lado, é uma planta que não tolera mudanças de temperatura e por isso as temperaturas amenas são ideais para a semeadura, para o crescimento, mas também para mantê-la viva. A fim de preservar a planta das mudanças de temperatura nos meses mais frios, o conselho é usar as mesmas medidas usadas para proteger as plantas de limão (ou seja, capas de plástico ou tecido) ou transferir a planta para dentro de casa (desde que possa ser iluminada por várias horas por luz direta).
Plantio de manga: germinação
A germinação da semente de manga antes de seu aterramento permite fortalecer suficientemente as raízes jovens que terão maior probabilidade de criar raízes e crescer nossa muda.
A melhor maneira de germinar a manga é usar um saco plástico ou um recipiente de comida como uma “incubadora”. Para germinar a manga deve respeitar três passos fundamentais
- Primeiro a semente de manga deve ser extraída da casca. Esta é uma operação delicada durante a qual se deve tomar cuidado para limpar a semente extraída das peles, mas acima de tudo para não danificá-la.
- Como segundo passo é necessário criar habitações artificiais para a semente. Para fazer isso é necessário molhar uma folha de papel de cozinha e colocar a semente de manga dentro dela sem sufocá-la, nem apertá-la demais. Neste ponto, tudo deve ser colocado no recipiente de alimentos, ou no saco plástico transparente: tudo está bem, desde que possa ser fechado para manter a umidade alta.
- Cuidar da semente de manga germinada é muito importante. As folhas de papel em que foi embrulhado devem ser substituídas pelo menos uma vez por semana e devem permanecer sempre húmidas (para isso podemos usar um nebulizador de plantas). Leva alguns dias até que a semente de manga crie raízes e cerca de duas semanas antes de começar a germinar. Quando o broto tem cerca de 4 centímetros de altura ele está pronto para ser plantado na terra.
Como plantar semente de manga
Quando a raiz está forte e o broto é vigoroso, chegou a hora de plantar a semente de manga e o local ideal é um vaso não muito grande, de cerca de 10 cm de diâmetro, que seja suficiente para acomodar a muda e fazê-la crescer na primeira fase de sua vida, e depois transferi-la para um vaso maior.
Como solo é aconselhável usar solo universal, facilmente disponível em supermercados e lojas de jardinagem, para ser enriquecido com composto caseiro. A semente deve ser plantada por estaca, ou seja, com a raiz para baixo e o broto no topo. Se a raiz estiver semienrolada perto do broto, não se preocupe: quando a semente de manga estiver no vaso, a raiz descerá naturalmente. É importante lembrar que o broto deve permanecer fora da terra.
Como cultivar a planta da manga
A mangueira necessita de muita água, principalmente durante a fase de crescimento. Portanto, é necessário regá-lo regularmente para evitar que o solo seque completamente, mas sem criar estagnações que possam levá-lo ao sofrimento.
Quando a mangueira tiver se fortalecido, será necessário cortar o caule na altura do primeiro nó. Esta operação servirá para a reforçar e impulsionar o seu crescimento. A planta também deve ser colocada em um local que tenha muita luz, mas não irradiação direta excessiva do sol, especialmente durante as horas mais quentes dos dias quentes de verão.
Você pode verificar o estado de saúde das folhas, cuja cor deve ser brilhante e a aparência longa e relaxada. A mangueira cresce rapidamente, mas uma planta saudável e robusta não é suficiente para dar frutos.
Para tornar a planta de manga frutífera, você precisa de um enxerto e, portanto, é aconselhável entrar em contato com um viveiro especializado, alternativamente você pode escolher a semente de uma variedade de manga local, como as cultivadas organicamente no sul da Itália e, em particular, na Sicília.
Quando a manga dá frutos
A manga é uma planta muito particular e leva anos para frutificar, considerando que uma mando nascida de sementes pode levar até oito anos para dar frutos (mas pode até não ter sucesso se não for enxertada); enquanto os enxertos produzem os frutos após 3-5 anos e garantem uma boa colheita.
Geralmente a manga com três ou quatro anos de idade gera de 10 a 20 frutos por árvore, subindo para 50 a 75 frutos nos anos seguintes, e para cerca de 500 frutos no décimo ano de vida. Obviamente, de ano para ano a planta cresce e isso será transferido para vasos ou solos cada vez maiores que são capazes de expandir suas raízes.
Ter uma mangueira que dê frutos é realmente um privilégio, pois essa fruta é um verdadeiro elixir de bem-estar que pode ser desfrutado de diferentes maneiras. Em particular, a manga é uma boa fonte de vitamina C, vitaminas, minerais e fibras alimentares que ajudam o intestino preguiçoso.
Além disso, entre suas propriedades vale destacar as anti-inflamatórias e antimicrobianas devido à presença de flavonoides, como a quercetina.