Os primeiros insetos, como as moscas, surgiram no campo e nas cidades. Algumas cascas de limão nos ajudam a afastá-los. Mas será verdade?

Na casa, quando a temperatura sobe, aparecem os primeiros insetos. As moscas começam a aparecer, seguidas de perto pelos mosquitos. Uma antiga tradição de Amalfi recomenda usar cascas de limão para colocar nas janelas.

É uma espécie de limão de aspecto grande e casca grossa. O sabor não é picante e na verdade você pode comê-lo em rodelas com um pouco de sal ou açúcar, inclusive a casca. Depois de gravado, libera um aroma muito agradável e serve tanto para dar sabor ao café quanto para fazer limoncello. Essas cascas de limão eram colocadas nos parapeitos das janelas para dar sabor aos ambientes e afastar insetos. Porém, os limões comuns não possuem o aroma intenso dessas cascas de limão.

Cascas de limão contra moscas e mosquitos na janela

Assim, pensa-se que o aroma cítrico do limão é percebido como desagradável por alguns insetos, como mosquitos ou  moscas , podendo, portanto, atuar como repelente natural. No momento,  não há garantia científica de que as cascas de limão repelem insetos com segurança .

Colocar cascas de limão na janela pode fazer sentido para dar sabor ao ar do ambiente. Na verdade, eles liberam um aroma cítrico fresco e podem ajudar a purificar o ar. Porém,  as cascas de limão não conseguem filtrar ou remover poluentes do ar das grandes cidades . Além disso, as cascas de limão podem apodrecer e atrair insetos, em vez de repeli-los. Portanto, é importante trocá-los com frequência.

Se você quiser manter os insetos afastados, é melhor tomar medidas preventivas. Uma eficaz é o mosquiteiro ou a limpeza frequente da casa, para evitar que os insetos encontrem um ambiente adequado para depositar seus ovos.

Um odor eficaz contra mosquitos

Além das cascas de limão contra moscas e mosquitos, existem diversos repelentes naturais que são eficazes para afastar os insetos. Por exemplo os óleos essenciais de eucalipto, capim-limão, hortelã-pimenta, gerânio e lavanda. São adequados quando difundidos no ar ou aplicados na pele.

Alguns estudos apoiam  a eficácia dos repelentes naturais de insetos. Por exemplo,  o óleo de citronela é eficaz como repelente de mosquitos, assim como o uso de  produtos  de lavanda .

No entanto, as velas de citronela, muitas vezes vendidas como repelentes naturais de mosquitos, não têm provas científicas que realmente demonstrem a sua eficácia em repelir insetos.

Muitas vezes trata-se de calibrar cuidadosamente as concentrações de óleo nos diversos produtos, para que o remédio se torne eficaz contra os insetos.